Além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), outro documento imprescindível para qualquer motorista é o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV). Sem ele, simplesmente não é possível rodar com o veículo, o que torna indispensável renová-lo quanto antes.
Ao consultar o licenciamento do seu automóvel, muitos motoristas podem ver que a data de validade do veículo já foi ultrapassada. Mas como gerar a nova versão desse documento? Entenda melhor no texto abaixo.
Importância do CRLV

Apesar de muitos motoristas já terem conhecimento, é válido reforçar a importância de ter o CRLV. Esse é o documento que garante que o automóvel pode trafegar, de forma regularizada, pelas vias urbanas e rodovias do país, o que torna o seu porte obrigatório para qualquer condutor.
Anualmente, existe a necessidade de renová-lo. Para que isso seja possível, o motorista deve pagar uma taxa referente ao licenciamento, além de estar em dia com os pagamentos de multas. Se essa situação não estiver regularizada, a renovação é bloqueada e, consequentemente, o veículo não pode mais circular.
E por que o seu porte é obrigatório? Uma vez que é ele que garante que o veículo pode circular, é fundamental que o condutor esteja sempre com ele. Isso porque o CRLV pode ser solicitado em uma blitz policial e caso não seja apresentado, caberá consequências ao condutor, tais como multa, perda de pontos na CNH e mesmo a apreensão do automóvel – ou seja, mais despesas para conseguir sua liberação.
É exatamente para se precaver desses problemas que o documento deve estar sempre atualizado. A validade dele termina assim que o prazo expira, deixando assim o condutor passível das punições citadas anteriormente.
Formas de pagamento do licenciamento
A maneira de pagar o licenciamento e garantir o CRLV 2023 vai variar de cada Detran estadual, que disponibiliza formas diversas de realizar essa quitação. Por isso, é importante consultar o site do Detran do seu estado para entender quais são essas possibilidades e o procedimento que deve ser feito.
Contudo, um fator comum em todas as unidades do Detran é a possibilidade de pagar o valor do CRLV de maneira única ou parcelada. Uma diferença importante é que o pagamento à vista dá ao motorista a chance de obter um desconto, que pode variar de 5% a 20%, dependendo do estado. Já quem opta pelo pagamento parcelado, apesar de ter mais tempo para pagar, não tem direito ao desconto.
Como imprimir o CRLV 2023
A geração e impressão do CRLV é um processo simples e que pode ser feito no Portal de Serviços da Senatran. Para isso, é necessário que o motorista acesse sua conta que esteja cadastrada em gov.br, sendo que os dados de cadastro também devem estar presentes em um banco conveniado.
Ao logar na sua conta, o usuário deve selecionar a opção “Meus veículos”. Aqui, serão listados os veículos que são propriedade do motorista, sendo que ele deve escolher aquele que deseja imprimir o CRLV. Depois, basta clicar na palavra “CRLV Digital”. Caso não haja pendências para serem feitas, como o pagamento de multas ou da taxa de licenciamento, uma versão em PDF do arquivo é baixada automaticamente, já estando pronta para ser impressa.
Como baixar a versão do CRLV 2023 para celular
Também há a possibilidade de baixar uma versão digital do CRLV para o seu smartphone. Para isso, é necessário baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), um aplicativo gratuito disponibilizado pelo governo tanto no Google Play quanto na Apple Store.
Com ele instalado, é necessário efetuar o cadastro informando o CPF. Após realizá-lo, o motorista precisa incluir o documento digital, selecionando assim o CRLV digital. Depois, é o momento de digitar o número do Renavam e, na sequência, incluir também o código de segurança do Certificado de Registro Veicular (CRV). Feito isso, basta clicar em “OK” e, com o preenchimento de todos os campos, clicar no botão “Incluir”.