Localização, preço, gastos extras, momento de compra e pesquisa são alguns exemplos do que você deve pesar antes de fechar negócio
O primeiro imóvel faz parte do sonho de muitos brasileiros: ser dono do seu próprio espaço e poder personalizá-lo à sua maneira. No entanto, a decisão precisa ser pensada com calma, para evitar dor de cabeça e até gastos acima do planejado.
Você precisa ter em mente que comprar um imóvel é um investimento de longo prazo. Assim, não há a intenção de fechar negócio e três meses depois se mudar. Por isso, escolha com calma e confira as dicas para não errar na escolha da sua primeira casa ou apartamento.
Defina o tipo do imóvel

Casa ou apartamento? Sobrado ou kitnet? Existem muitas opções de imóveis disponíveis no mercado e, antes de comprar, você precisa entender suas necessidades.
A ideia é morar sozinho? Você pode gostar mais de kitnet ou apartamento. Agora, se vai se mudar com o cônjuge ou a família, vale estudar um espaço maior, como sobrados ou casas. Defina bem isso antes de começar as pesquisas.
Conheça os gastos extras
Se a compra de um imóvel se resumisse apenas ao valor, seria fácil calcular quanto de dinheiro você precisa ter. No entanto, vai além disso, e outros gastos estão incluídos. Você precisa pagar o ITBI (Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis) e pode lidar com pequenas reformas.
Então, não tenha apenas o valor da casa ou do apartamento disponível. Sempre guarde um pouco mais para emergências e gastos que não estavam no seu planejamento, sem contar toda a documentação para regularizar o imóvel.
Estude se é um bom momento para compra
O mercado está propício para a compra de imóveis? Em alguns períodos, como Taxa Selic em alta, não é interessante adquirir casas ou apartamentos, exceto caso seu objetivo seja pagar à vista.
A explicação é bastante simples: a Taxa Selic em alta faz os bancos aumentarem os juros, ou seja, seu financiamento imobiliário acaba saindo muito mais caro, às vezes o dobro do valor do imóvel. Então, antes de comprar, estude o cenário econômico e político do país.
Pesquise bem e com calma
A pesquisa é uma das etapas mais importantes na compra de um imóvel. No caso do primeiro, inclusive, tem maior peso. Após entender o que você deseja, comece a fazer buscas em portais próprios para compra e aluguel de imóveis. Encontrou algo do seu interesse? Salve os links.
Não importa se, em um primeiro momento, você tiver vários links em mãos. Depois, é só fazer um filtro e verificar quais casas ou apartamentos você quer mesmo visitar. Além disso, vale apresentar esses links como referência para a imobiliária ou o corretor de imóveis.
Visite o local várias vezes
Já selecionou alguns imóveis e começou a visitar? Não se restrinja a uma única ida, exceto se aquele espaço foi descartado da sua lista. Procure marcar essas visitas em horários diferentes, pois assim você consegue entender a posição do sol e como é a vizinhança.
Talvez pela manhã o bairro seja tranquilo, mas, durante a tarde, seja mais barulhento. Vale também verificar como é a receptividade dos vizinhos com crianças e animais. Locais mais exigentes com o silêncio não são tão interessantes nesses dois casos.
Escolha e estude a localização
A localização pesa bastante na escolha de uma casa ou de um apartamento. O ideal é estar perto de tudo o que você precisa. Usa o transporte público? Estude sua disponibilidade no bairro e nas proximidades do imóvel. Há facilidades como mercados, bancos e padarias? É sempre bom contar com praticidade para o dia a dia.
Também é válido pesar o tempo de deslocamento da casa até o centro da cidade ou para seu trabalho/faculdade/escola dos filhos. Não se esqueça de perguntar sobre a segurança. Esses fatores fazem muita diferença no quesito qualidade de vida dos moradores.