Shitcoins: O que são e como fugir delas

19/05/2023

O mundo das criptomoedas está evoluindo a cada dia e, com isso, o mercado todo a sua volta se torna altamente concorrido entre os investidores que buscam tirar uma fatia boa do bolo de dinheiro que esse universo movimenta diariamente.

Mas para conseguir lucrar com a compra de criptomoedas, é extremamente importante saber o que são as shitcoins e como ficar bem longe delas para não realizar um investimento de alto risco em uma moeda que não possui chances de se valorizar no mercado.

Todos aqueles iniciantes no mundo cripto devem ficar atentos para não realizar investimentos dos quais irão se arrepender futuramente. O primeiro passo para se preparar para esse mundo é conferir de perto este artigo que irá explicar o que são as shitcoins e como fugir desses ativos que são uma “furada”.

Entendendo o que são as shitcoins

Homem analisando investimentos em criptomoedas e shitcoins.

Shitcoin é um termo muito comum entre os investidores e pessoas que têm maior contato com o universo de criptoativos. Ao conferir de perto o que isso significa, será possível descobrir que é um termo totalmente depreciativo, que serve para designar algumas moedas que estão no mundo dos criptoativos.

Com a grande alta que o Bitcoin e o Etherium tiveram nos últimos tempos, milhares de projetos de ativos digitais surgiram. Entretanto, muitas dessas moedas só possuem a função de conseguir levantar fundos para seus idealizadores, sem oferecer nenhuma utilidade, fundamento ou melhoria para o mercado.

Por isso, essas moedas ganharam o título de shitcoin, pois ao não entregar nenhum benefício ou propósito na blockchain, levaram milhares de investidores a perder o dinheiro investido e o tempo gasto analisando a moeda em questão.

Muitas shitcoins no mercado cripto se escondem atrás de influenciadores que fazem a divulgação dessas moedas, mostrando que elas podem possuir um “potencial” de proporcionar rendimentos a longo prazo. No entanto, as chances de vir algum lucro ao investir nessas moedas são mínimas.

Como fugir das shitcoins em poucos passos

Após saber o que são as famosas shitcoins, pode parecer mais fácil fugir delas, porém, isso não é tão simples. Para fugir delas, será necessário que os investidores iniciantes sigam os passos a seguir.

Fique atento para descobrir se não está caindo em um pump and dump

Pump and dump é uma estratégia muito adotada por essas moedas. Ela consiste em ter influenciadores digitais divulgando a moeda de maneira excessiva, fazendo com que ela fique em alta nos assuntos mais falados, levando os iniciantes a realizarem investimentos nelas.

Um caso que ocorreu recentemente, e que repercutiu bastante, foi Elon Musk comentando sobre a DogeCoin. Isso fez o valor dessa criptomoeda meme decolar e, por causa desse comentário, muitas pessoas conseguiram até faturar com essa moeda, que logo teve seu valor normalizado.

Estude sobre o ativo que irá receber seus investimentos

Além de ficar atento para não cair em um pump and dump, o investidor precisa aprender mais sobre o ativo que irá receber seus investimentos, pois qualquer valor investido no escuro pode trazer sérios “rombos” no caixa da pessoa que vive com os investimentos em fundos da blockchain.

Realizar uma boa análise e ficar atento a pump and dump são as melhores maneiras de evitar as moedas que podem ser uma “furada”. Porém, existem diversas ressalvas.

Apesar de as shitcoins serem bastante subjetivas, algumas circunstâncias, como o caso da DogeCoin com Elon Musk, por exemplo, que foi mencionado neste artigo, podem fazer uma shitcoin valorizar por um período de tempo que pode gerar rendas consideráveis. Então, antes de dispensar uma shitcoin, realizar uma boa investigação sobre ela e descobrir se existe alguma possibilidade de gerar lucros é uma excelente ideia.