5 coisas que você precisa saber sobre o cigarro eletrônico

19/01/2023
cigarro eletrônico

O cigarro eletrônico é um produto relativamente novo no mercado brasileiro e há muitas dúvidas em volta deste assunto.

Apesar disto, há uma grande quantidade de cidadãos que consomem os chamados vapes mesmo sem entender ao certo como eles funcionam.

Embora os cigarros eletrônicos não contenham os outros compostos tóxicos presentes nos cigarros normais, ainda há alguns riscos associados ao seu uso. Por exemplo, a nicotina pode causar problemas cardíacos e pulmonares e ainda pode aumentar a pressão arterial.

Por essa razão, é importante que as pessoas que querem usar cigarros eletrônicos consultem um médico antes de fazê-lo. O médico pode ajudar a determinar se o uso de cigarros eletrônicos é adequado para o indivíduo e se existem quaisquer outros riscos que devem ser considerados.

O que todo mundo precisa saber sobre cigarro eletrônico

Para te ajudar a entender melhor sobre os vapes, separamos cinco coisas que todo mundo precisa saber sobre estes produtos antes de começar a usá-los. Confira:

1. O cigarro eletrônico contém nicotina

Embora a quantidade de nicotina seja menor do que a encontrada em cigarros tradicionais, ela ainda pode ser absorvida pelo corpo e causar dependência.

2. Vapes têm aditivos químicos

O vapor emitido pelo cigarro eletrônico contém outras substâncias que podem ser prejudiciais à saúde, incluindo dióxido de enxofre, formaldeído e acetaldeído.

3. Faltam estudos sobre o assunto

A segurança do uso a longo prazo do cigarro eletrônico ainda não foi estabelecida, portanto, não é possível dizer o quão nocivos são para a saúde.

4. Existem muitos tipos de vapes

Nem todos os cigarros eletrônicos são iguais, há muitos modelos disponíveis no mercado, como recarregáveis, descartáveis, além de outras diferenças com os líquidos. Tanto é que há lojas que comercializam produtos como o Mystery Box, com vários líquidos diferentes para pods recarregáveis.

5. Os vapes possuem custos significativos

O custo de compra de um dispositivo eletrônico, a recarga de nicotina e o custo das baterias são fatores a serem considerados.

Cigarro eletrônico descartável ou recarregável. Qual é o melhor?

Existem vapes recarregáveis e descartáveis. A melhor opção depende da frequência com que você pretende usar o cigarro eletrônico. 

Se você pretende usar com frequência, o melhor seria um cigarro eletrônico recarregável. Isso porque, dessa forma, você economizaria dinheiro a longo prazo, pois não precisaria comprar um novo dispositivo a cada vez que a bateria acabasse. 

Além disso, os cigarros eletrônicos recarregáveis também oferecem mais controle sobre a experiência de fumar, permitindo que você ajuste a quantidade de vapor produzido. Entretanto, se você pensa em usar o cigarro eletrônico ocasionalmente, o cigarro eletrônico descartável é a melhor opção, pois é mais barato e não requer nenhum tipo de manutenção.

Para quem nunca comprou, vale a pena fazer testes, conhecer modelos e marcas diferentes até encontrar o que mais combina com você e seu estilo de uso.

Na dúvida, converse com vendedores e procure por informações que possam te ajudar a escolher o melhor vape, os dispositivos, líquidos entre outros fatores que diferenciam os cigarros eletrônicos.