Comunicação e Hipnose: compreenda essa relação e como isso pode te auxiliar

15/08/2019

Na sua mente já passou algo acerca da ligação entre hipnose e comunicação, e como esse elo entre elas pode se tornar um instrumento eficiente para desenvolver seus aspectos emocionais, pessoais e profissionais?

Entraves que encontramos para nos comunicarmos com outras pessoas são comuns. Pouca confiança ao conversar, entraves na comunicação como, por exemplo, a timidez ou o próprio controle, são algumas das várias causas que podem acometer qualquer um.

Se você é uma daquelas pessoas que deseja perder a timidez diante de um público, ou até mesmo possui dificuldades comunicativas de maneira geral, e gostaria de lidar melhor com elas, é bem possível que a hipnose aplicada à comunicação vai te auxiliar.

Quer saber mais? Então continue aqui e saiba qual a ligação existente entre a comunicação e a hipnose, o valor desta ligação e como ela tem se desenvolvido.

Comunicação e hipnose: um trajeto importante para alcançar seus propósitos

Num momento onde se discute cada vez mais sobre transparência na comunicação e autoconhecimento, não somente com intuito de alcançar a prosperidade profissional, mas em conjunto e, principalmente, pessoal e interpessoal, compreender a importância da hipnose e como ela colabora com a comunicação é essencial.

Para entendermos melhor a ligação entre comunicação e hipnose, é de suma importância termos em mente qual o conceito do termo hipnose.

Há variações em relação ao conceito, bem como distintas linhas. Para LOPES,2005:

Hipnose é um conjunto de processos fisiológicas e psicológicas empregadas para a mudança gradual da atenção.

Fato é que desde os primórdios da vida humana, encontramos algumas práticas parecidas e com relações ao que admitimos hoje como hipnose. Aplicada na medicina tradicional, assim               como em certos rituais julgados como místicos e religiosos, ela achou suas “instruções” e foi sistematizada de forma oficial no ano de 1842. Tudo devido a James Braid – considerado o precursor da hipnose.

Sigmund Freud e Jean-Martin Charcot, no fim do século 19 e início do século 20, foram os responsáveis pela divulgação do termo.

Se em tempos mais longínquos, contudo, a hipnose era tida como algo místico, passando após para uma relação de terapia, com Milton Erickson, ela, nos dias atuais, está ainda mais perto da assertividade da mensagem.

Um bom exemplo disso é a oratória hipnótica, que aborda diferentes tópicos que otimizam o ato de se comunicar e a maneira pela qual o ser humano transmite sua mensagem.

Benefícios da hipnose para a comunicação

Em algum momento, você já se questionou, sobre as razões que atrapalham a sua comunicação e atalham seu boom e crescimento, nos diferentes aspectos da sua vida?

Na maior parte dos conflitos comunicativos acontecem por razões como tom de voz inapropriado, falta de conexão do olhar, postura inadequada, não saber escutar críticas e lidar com feedbacks não positivos, falta de interesse no interlocutor, assim como a falta de empatia.

Todos estes fatores apontados acima atuam como ruídos que causam dificuldades no relacionamento entre indivíduos, grupos, motivando tensão, mal-estar e demais problemáticas.

Ainda assim, se falarmos na hipnose aplicada aos pontos da comunicação, vamos estar diante de não somente um instrumento de melhora comunicativa, mas sim em um verídico combo de soluções aos mais variados problemas.

Há por exemplo, uma grande porção de pesquisas que revelam como a hipnose pode operar na solução de ocasiões que prejudicam a sociabilidade e comunicação, como, por exemplo:

  • Timidez;
  • Síndrome do pânico;
  • Desânimo, e tantas outras aflições.

Mais do que isso, a hipnoterapia, poderá operar como uma fonte de autoconhecimento, ajudando a pessoa a entender as crenças limitantes dela, o motivo pelo qual tais crenças acontecem e, dessa forma, saber viver com mais harmonia com seus problemas comunicativos e, com isso, driblá-los e, inclusive, superá-los.

Algumas benfeitorias que o uso da ferramenta da hipnoterapia são capazes de trazer, no que tange à comunicação, são:

  • Trabalhar de maneira mais eficiente com a ansiedade e aquele temor que muitos sentem, ao falar em público ou se comunicar;
  • Criar técnicas de improvisação;
  • Domínio da ferramenta de rapport e espelhamento;
  • Comunicar-se com convicção e segurança;
  • Capacidade de preparar apresentações para plateias de alto impacto;
  • Ter domínio sobre a sensação de frio na barriga e pernas bambas;
  • Melhor domínio corporal, com movimentos coordenados e apropriados;
  • Tornar a programar-se mentalmente, entre outras coisas que nos traz várias vantagens na comunicação.

Onde posso encontrar um treinamento de Hipnose?

Para poder desfrutar destes e tantos outros benefícios que a utilização da hipnose origina em sua ligação com o ato de se comunicar, uma ótima escolha é investir em um treinamento de Hipnose.

Um treinamento de Hipnose pela internet conta com um dos mais completos neste sentido, deixando acessível aos aprendizes, as melhores técnicas para que eles sejam capazes de se desenvolver em suas apresentações diante de todos e situações comunicativas especiais. Deseja saber mais detalhes? Então não deixe essa chance passar e nos contate, agora mesmo, clicando neste outro artigo.