Como escolher um bom corretor de imóveis

18/05/2022

Sabemos que o momento de vender ou comprar um imóvel deve ser cercado de toda segurança, e a chave é saber como escolher um bom corretor de imóveis.

Isso porque, é um especialista na compra e venda de imóveis, e assim, dar toda a assessoria que você precisa, orientar quanto aos documentos necessários, postar fotos de qualidade…

Para te ajudar a escolher o melhor corretor de imóveis, confira algumas dicas para garantir que terá um profissional comprometido e confiável!

Veja também: 5 dicas de pesquisa para melhorar sua estratégias de marketing digital

Como escolher um bom corretor de imóveis?

Muitas pessoas ainda têm uma imagem errada de um corretor de imóveis, considerando uma pessoa que não se pode confiar e que usa de todos os artifícios para vender.

No entanto, essa é uma ideia totalmente equivocada, e para você ter a certeza que poderá contar com um profissional qualificado, veja o que deve avaliar no momento de como escolher um bom corretor de imóveis:

Escolha um especialista do setor

É importante que o corretor seja um especialista em um determinado segmento. Por exemplo, imóveis de alto padrão, casas, imóveis comerciais.

Como seu foco é em um tipo específico de imóvel, sabe melhor todos os detalhes que podem acelerar a venda.

Além disso, o ideal é que ele conheça bem a cidade ou o bairro, porque o mercado imobiliário é bem diferente de uma cidade para outra e de um bairro para outro.

Seja para compra ou venda de imóveis, você vai precisar de um aliado que conheça todos seus segredos.

Assim, seu bem será avaliado com o preço justo, o que aumenta a chance de uma venda rápida e lucrativa.

Ter experiência

A experiência é necessária para avaliar corretamente o imóvel, conhecer a parte burocrática, os documentos, organizar as visitas, tirar fotos profissionais, auxiliar na negociação…

Também terá uma carteira de clientes suscetíveis de estarem interessados pelo imóvel.

Vale lembrar que o corretor deve ter o CRECI, um certificado que mostra que ele pode trabalhar como corretor de imóveis.

Seus interesses antes dos dele

Um corretor imobiliário ganha sua vida graças às comissões, mas o sucesso nesta profissão se baseia na confiança.

Um bom corretor de imóveis não deve correr para fazer uma venda apenas para receber a comissão, e sim, buscar a satisfação de seus clientes.

Portanto, ele deve colocar seus interesses antes do dele.

Se você tem alguma dúvida, nada te impede de entrar em contato com outros profissionais para saber se seu bem foi bem avaliado e ver como se comportam.

Exceto se você assinar um contrato de exclusividade, pode falar com quantos corretores quiser.

Ser um bom ouvinte

Uma transação imobiliária é uma decisão muito importante, e as pessoas em busca de um imóvel são muito exigentes e querem ser compreendidas.

Nesse sentido, o corretor de imóveis tem um papel importante nesse processo de escolha.

Ele deve escutar as necessidades do seu cliente, e saber o que é mais importante e o que é menos.

Não são todos os corretores que têm essa capacidade, e para saber como escolher um bom corretor de imóveis, as primeiras visitas são cruciais.

Ele talvez não te proponha logo de cara o imóvel dos seus sonhos, mas mostrar várias opções que correspondam aos seus interesses e desejos.

Tenha em mente que o processo de compra e venda de um imóvel leva tempo, e você deve manter uma relação de confiança com seu corretor.

Por exemplo, ao final de uma visita, converse com ele. Através do que o cliente gostou ou não, o corretor aprende a conhecê-lo melhor.

Considerações finais

Finalmente, com tudo isso que você acabou de saber como escolher um bom corretor de imóveis, é bem provável que você diga: é alguém assim que eu quero para vender meu imóvel!