Dicas rápidas para criação de um blog profissional

12/09/2019
crianção Blog profissional

Chega o dia em que, se queremos empreender na internet, precisaremos criar um blog profissional para começar a ter presença na rede. Depois de pensar e repensar, quando chega a hora, também ficamos paralisados porque não sabemos por onde começar a criar um blog profissional.

Neste artigo, escrito pela Web No Rio – Criação de Sites RJ, você encontrará dicas valiosas para este fim.

Dito isto, vamos lá!

As primeiras dúvidas que surgem é:

Um blog gratuito ou com hospedagem e domínio próprios?

Se você deseja criar um blog profissional, precisa de um blog hospedado em sua própria hospedagem e também comprar seu próprio domínio. Se você quiser fazê-lo de graça, você não será 100% dono dele e não parecerá tão profissional.

Nome de domínio para o nosso blog

A primeira coisa que devemos escolher bem, é o nome de domínio. Vai ter um nome com nossa marca pessoal, marca registrada, palavra-chave?

Em seguida, devemos escolher a extensão para o nome de domínio, possivelmente a extensão .com está ocupada (pois a maioria dos bons nomes já foram comprados), mas temos mais alternativas como .com.br, .org, .net, etc. Escolher um nome de domínio é algo em que você deve pensar olhando o futuro do seu blog, algo na qual não vá se arrepender mais tarde.

Escolha uma boa hospedagem para WordPress

Outra das bases para ter sucesso com o seu blog, é escolher muito bem a hospedagem. Se você escolher uma hospedagem ruim, terá muitas dores de cabeça, problemas específicos, problemas ao carregar sua página que piorarão seu posicionamento na web ao longo do tempo.

Tenha em mente que quando seu blog começa a receber muitas visitas, você precisa de mais espaço para que ele funcione corretamente.

Instale o WordPress na sua hospedagem

Depois de contratar nossa hospedagem e domínio, é hora de instalar o WordPress. Normalmente, é uma tarefa simples do cPanel da sua hospedagem. 

O WordPress é um dos melhores CMS para blogs profissionais, te dando infinitas possibilidades.

A partir de agora, você terá seu blog pronto para configurar. Agora temos que escolher um bom tema e os plugins necessários.

Você pode fazer um curso gratuito do WordPress, existem vários no Youtube, senão tiver conhecimento suficiente para configurá-lo sozinho.

Use um tema premium

Ao instalar o WordPress, você já tem alguns temas gratuitos para instalar, o que não é ruim, mas se você puder, use tema pago para o seu blog é sempre melhor.

Escolha um nicho de mercado

A escolha de um bom nicho de mercado é essencial para o sucesso do nosso blog. É muito melhor segmentar um nicho o mais definido possível do que expandir esse raio aos poucos.

Se escolhermos um pequeno nicho, nos tornaremos mais visíveis mais rápidos do que se escolhermos um onde é mais amplo e com mais concorrência. Lembre-se, você precisa se tornar um grande peixe em um pequeno aquário. 

Especialize-se em um assunto, combine dois nichos, pesquise por algo novo, etc. 

Defina o público-alvo do blog

O público-alvo também está intimamente ligado ao tema ou nicho de mercado do seu blog. Você precisa saber para quem escreve, para quem está se dirigindo e para isso terá que definir o seu leitor-alvo da melhor maneira possível.

Se você fizer esse exercício bem, isso ajudará muito o crescimento do seu blog. Você não pode criar conteúdo para todos dentro do seu nicho de mercado. 

Estratégia de SEO na página

Eu não quero que você fique obcecado com SEO, mas é essencial ter algum conhecimento básico se quiser ter visibilidade em mecanismos de busca como o Google.

Concentre-se no SEO on-page, que é o SEO interno do seu site, e otimize-o para ser amigável aos mecanismos de pesquisa e você já terá feito o que muitos iniciantes não fazem.

Escreva artigos de qualidade que agreguem valor

Uma vez que os pontos anteriores sejam muito claros, é hora de gerar conteúdo que atraia esse cliente e/ou leitores. Não vamos mais procurar o cliente, agora o cliente é quem é atraído pelo nosso conteúdo.

Estamos na era do marketing de atração, o que é chamado de marketing de entrada. Esse é um tópico que você deve estudar.

Crie conteúdo alinhado com seus produtos e serviços e agregue valor à sua comunidade. Para isso, o melhor é que você crie um bom plano de conteúdo que o ajude neste trabalho.

Capturar assinantes no blog

Uma das coisas imperdoáveis na construção de seus negócios na Internet é não começar do começo criando uma lista de discussão com os usuários que visitam seu blog.

Para fazer isso, você deve capturar essas visitas e pedir que deixem seus emails de contato. Você não precisa solicitar muitos dados, apenas um o e-mail disponível.

Conclusão

Você deve ter notado que, se você veio até aqui, existem muitas coisas necessárias para criar um blog profissional e ter sucesso. Pense que criar um blog não é uma questão de dois dias, não se desespere e não abandone a primeira mudança.

Este blog de marketing digital para empreendedores é para ajudá-lo a construir seus negócios na Internet e viver sua paixão, motivar, inspirar e o que for preciso. Aproxime-se daqueles que rezam para a frente e se afastam daqueles que não querem lutar para alcançar seus sonhos.