8 maneiras de aumentar as vendas de comércio eletrônico

17/06/2021
8 maneiras de aumentar as vendas de comércio eletrônico

Não faltam conselhos sobre o crescimento das vendas de comércio eletrônico, mas a maioria dos conselhos é bastante genérica e, em muitos casos, desatualizada.

Neste post, quero evitar o óbvio e compartilhar algumas das estratégias mais avançadas que as empresas de comércio eletrônico com visão de futuro estão usando para obter uma vantagem competitiva. Embora eu não espere que todos eles sejam relevantes para todos, espero que você tenha pelo menos algumas boas ideias para levar e experimentar.

Então, vamos começar com uma das maiores tendências emergentes deste ano; eCommerce.

1. Passe de pronto para celular para otimizado para e-commerce

De acordo com a IBM, 26% de todas as vendas online encaminhadas por afiliados foram feitas a partir de dispositivos móveis. Nem preciso dizer que ultrapassamos o ponto de o comércio móvel ser uma tendência que está por vir – ele veio para ficar.

Embora ter um site responsivo seja um bom começo, a otimização para o comércio móvel requer uma abordagem mais proativa para melhorar a experiência do usuário móvel do seu site.

Desde a utilização de um simples processamento de pagamento móvel até o teste do design de seu checkout móvel, a otimização do eCommerce é um processo contínuo que certamente será recompensado à medida que as taxas de adoção de dispositivos móveis continuam aumentando.

2. Configure a automação pós-compra para vender, coletar feedback e fazer com que os clientes voltem

Se você administra um site de comércio eletrônico e não adotou a automação de marketing, este pode ser um dos pontos mais valiosos que você leu nesta postagem.

Ferramentas de automação de marketing como ActiveCampaign permitem que você estabeleça ‘sequências’ que podem nutrir, educar e vender para os clientes com base em suas ações e comportamento.

Digamos, por exemplo, que você tenha um site de comércio eletrônico voltado para noivas. Se um cliente comprar alguns convites de casamento do seu site, eles podem ser colocados automaticamente em uma sequência de e-mails “pré-casamento” que os orienta no processo de planejamento do casamento, recomendando produtos como presentes de chá de panela e cartões de agradecimento ao longo do caminho.

Na verdade, um site de comércio eletrônico de casamento chamado Paper Style fez isso, aumentando sua receita em 330% .

O escopo do que você pode alcançar com a automação pós-compra é limitado apenas pela sua imaginação. No Sexy it, usamos ActiveCampaign para enviar cupons de feed e conteúdo de construção de confiança para nossos leads de comércio eletrônico, o que aumentou significativamente nossas taxas de conversão.

Desde o envio de um e-mail personalizado aos clientes doze meses após a compra, até a venda cruzada de produtos relacionados, esta é de longe uma das táticas mais poderosas que você pode adotar para expandir seu negócio de comércio eletrônico.

3. Use o retargeting do Facebook Exchange para reduzir vendas perdidas

Graças ao nível de segmentação, a publicidade no Facebook pode ser extremamente eficaz para adquirir novos clientes e reativar os antigos.

Especificamente para sites de comércio eletrônico, o Facebook Exchange é particularmente eficaz na redução do abandono do carrinho de compras.

O Facebook Exchange funciona soltando um cookie no computador de um usuário quando ele visita certas páginas do seu site. Se um usuário adicionar um produto ao carrinho de compras, mas não comprar, um cookie pode ser colocado em seu computador, sinalizando ao Facebook para exibir um anúncio em sua linha do tempo, incentivando-o a concluir o pedido.

Em combinação com os anúncios padrão do Facebook, essa técnica é extraordinariamente poderosa. Em um estudo de US $ 1,2 milhão em vendas de comércio eletrônico , a pesquisa descobriu que os clientes que entraram em pools de remarketing do FB Exchange depois de ver um anúncio padrão do Facebook compraram 89% a mais na receita de vendas do que aqueles que entraram nos pools de remarketing do FB Exchange de outros canais, como organicamente ou por meio da pesquisa.

4. Automatize aniversários e descontos à vista sazonais

Uma das maneiras mais simples de aumentar a fidelidade do cliente e o valor da vida de uma forma personalizada e automatizada é configurar cupons de desconto de aniversário, aniversário e sazonais.

Usando uma ferramenta de automação de marketing, você pode configurar sequências que enviam a cada cliente uma mensagem personalizada no dia de seu aniversário e em intervalos específicos após a compra em seu site.

Em um estudo de 10.000 e-mails de aniversários e aniversários, a Experian descobriu que os e-mails de aniversários personalizados tinham quase cinco vezes a taxa de transações de correspondências de aniversário em massa padrão.

O ideal é que sejam cupons de desconto, por exemplo, R$10 de desconto em seu próximo pedido.

No mesmo estudo acima, a Experian descobriu que, quando comparados a outros descontos populares, como% de desconto ou cupom de frete grátis, os descontos em dólar geram as maiores taxas de resgate e receita por postagem.

5. Use o marketing de conteúdo de longo prazo para impulsionar o tráfego de SEO, engajamento social e impulsionar as vendas

Conforme descrito na postagem de ontem , uma das táticas que experimentamos extensivamente no marketing de conteúdo de longo prazo da Sexy it.

Depois de testar uma variedade de formatos e comprimentos de conteúdo, descobrimos que a produção de guias altamente visuais de 3.000-8.000 palavras era um dos meios de conteúdo de alto desempenho para aumentar o engajamento social, tráfego de pesquisa, assinantes de e-mail e receita.

Quando criado em torno de categorias de produtos específicas, o marketing de conteúdo de comércio eletrônico oferece uma grande oportunidade de adquirir tráfego direcionado para o investimento único na produção de conteúdo.

Eu diria que esta é uma das maiores oportunidades para milhares de empresas de comércio eletrônico.

5. Expanda para novos territórios

Uma estratégia frequentemente esquecida para o crescimento de um negócio online é traduzir o site e começar a ter como alvo clientes em vários países.

Embora existam plugins e complementos de tradução dedicados para a maioria das principais plataformas de compras de comércio eletrônico, geralmente é melhor contratar serviços de tradução especializados nos países para os quais deseja expandir.

Se você decidir atingir novos mercados, certifique-se também de levar em consideração as implicações em SEO (por exemplo, URLs de segmentação geográfica e usando a tag Hreflang), bem como garantir que seu processador de pagamentos aceite pagamentos das principais moedas do país.

6. Envie um desconto específico urgente para seus cliente

Embora os resultados desta campanha sejam desconhecidos, fiquei impressionado quando me deparei com esta campanha de e-mail enviada pela Petflow.

Ao oferecer aos clientes um desconto específico de R$4,25 válido por apenas 24 horas, eles deram aos clientes existentes um motivo convincente para agir rapidamente. 

Você poderia testar uma tática semelhante para o seu site?

7. Use o marketing multicanal para impressionar os clientes e se destacar na multidão

Diz-se que o pensamento convencional leva a resultados convencionais. Se você quiser se destacar na multidão, pense em como você pode aparecer onde ninguém mais aparece.

Como você poderia usar mensagens SMS ou cartões postais para envolver seus clientes, resolver seus problemas e aumentar a fidelidade deles à sua marca?

Embora existam inúmeras empresas que se integrarão ao seu sistema CRM para permitir que você envie SMS e mensagens personalizadas aos seus clientes, algumas ferramentas de automação como o Ontraport estão começando a oferecer isso como padrão.

8. Transforme seus gostos em leads com concursos sociais

Realizar um concurso em sites de mídia social é uma das táticas mais rápidas, acessíveis e escaláveis ​​que já encontrei para capturar endereços de e-mail e leads em potencial.

Em uma campanha que executei para um cliente no ano passado , consegui coletar 681 endereços de e-mail de leads em potencial, 75 dos quais se inscreveram para o serviço por um custo total de R$37.

Se você tem muitos seguidores no Facebook ou Twitter, pode valer a pena usar uma ferramenta de concurso social para transformar alguns de seus curtidos em clientes pagantes.

Em suma

A qualquer momento, seu negócio está estagnado ou crescendo. Para garantir que você esteja sempre crescendo, é importante entender o que seus clientes desejam e que você não está oferecendo a eles, e experimentar a tecnologia que pode melhorar a experiência geral e o processo em que você faz as coisas.

Espero que este post tenha dado a você pelo menos algumas ideias para pensar. Se você tiver qualquer outra tática que valha a pena compartilhar e que considere particularmente útil, compartilhe-a nos comentários abaixo.