Psicologia em marketing: 5 truques influenciam no comportamento de compra

31/08/2021
Psicologia em marketing: esses 5 truques influenciam no comportamento de compra

1. Priming-Effect 

O efeito priming é sobre o fato de que alcançamos uma determinada reação ou um estímulo alvo por meio de um estímulo . Uma sugestão aciona sempre associações do destinatário, as quais podem cair em negativas ou positivas.

Se você relatar positivamente ao seu funcionário sobre um parceiro de negócios que vem à reunião, o funcionário atribui automaticamente mais atributos positivos ao convidado. 

No entanto, se você falar mal de seu parceiro , seu colega de trabalho já terá uma atitude negativa em relação a ele e encontrará mais traços negativos com mais facilidade.

O mesmo funciona com texto ou imagens, vídeos e símbolos. Por exemplo, se um cliente vê fotos de notas em um site sex shop – mesmo que apenas inconscientemente em segundo plano – ele se concentra mais no preço do produto.

Para os profissionais de marketing, isso significa …

O efeito de priming agora pode ser usado por profissionais de marketing e empresários. Com técnicas de priming no site ou no marketing de conteúdo , mensagens positivas podem ser transmitidas. 

Podem ser palavras individuais ou pontos-chave que descrevem o produto ou serviço e que são transmitidos repetidamente – mas não de forma muito intrusiva.

O design do site também pode influenciar como é o que o cliente compra. Um design nobre , talvez até com elementos dourados ou outros símbolos, é rapidamente associado à riqueza e elegância dos clientes. Isso, por sua vez, pode tentá-lo a fazer uma compra mais cara. Se não for elegante, então seu site certamente deve parecer confiável para deixar a mesma impressão nos usuários.

2. Prova Social

Todos os seus amigos têm o mesmo novo gadget – tem que ser ótimo, não é? Este restaurante está lotado – então queremos garantir a reserva, certo? A prova social é sobre este conhecido princípio do “eu também”. 

Se outras pessoas gostam de um produto ou de um restaurante, estamos muito mais inclinados a gostar também. Limita-se à pressão dos colegas – se todos quiserem, eu também quero.

A prova social também é de grande importância no marketing online. Boas críticas, histórias de sucesso ou testemunhos criam confiança e incentivam os clientes a tomar uma decisão de compra.

A prova social também se aplica às redes sociais . Se sua postagem já foi curtida ou comentada algumas vezes, é mais provável que outros usuários sigam este exemplo do que se a postagem ainda não tivesse tido nenhuma interação.

3. Disponibilidade / escassez limitada

Mostrar disponibilidade limitada cai em uma área semelhante à aversão à perda. Os clientes não querem perder uma oferta, também gostamos de chamá-la de fomo (medo de perder).

Não é à toa que sites mostram que restam apenas 3 camisetas em estoque. Ou os operadores turísticos avisam que outras 10 pessoas estão olhando para a mesma oferta. Os clientes sentem a necessidade de concluir a compra o mais rápido possível e garantir o produto ou serviço.

4. Princípio da reciprocidade

Você recebeu uma oferta de expresso de graça depois de um delicioso jantar no restaurante. À primeira vista, parece apenas um gesto amigável ao cliente, mas há mais do que isso.

O princípio da reciprocidade, que significa algo como reciprocidade, diz o seguinte: Se alguém nos faz um favor ou nos dá algo, queremos retribuir. Você está muito mais disposto a ajudar alguém a se mudar se essa pessoa o ajudou da última vez, não é?

E se o garçom trouxer um doce quando você quiser pagar, esse efeito também entra em jogo – você dá mais gorjeta. Mesmo que uma empresa forneça algo de graça, seja um lanche na loja, você se sente mais comprometido com a marca. Especialmente com o último, isso pode levar os clientes a comprarem o produto que experimentaram, mesmo que não esteja em sua lista de compras.

5. Pequeno mas poderoso

Você não precisa colar em todos os seus posters ou lotar em todos os lugares que a oferta é limitada. No entanto, pode ajudar o seu marketing se você conhecer essas táticas e usá-las nas situações apropriadas.

Além disso, com o conhecimento de todos esses efeitos e princípios, você também pode examinar de perto as estratégias de marketing de seus concorrentes e ter uma ideia de como e como esses truques são usados ​​em seu setor. Talvez você agora perceba uma ou outra medida que usa essas táticas, e talvez sua empresa as experimente em breve. Eu te desejo sucesso!