5 dicas de pesquisa para melhorar sua estratégias de marketing digital

31/08/2021
5 dicas de pesquisa para melhorar sua estratégias de marketing digital

O crescimento dos negócios depende em parte de sua capacidade de dominar a concorrência e ocupar o primeiro lugar no espaço online de seu setor.

Para conquistar um setor com o seu negócio, você precisa entender melhor seus clientes e configurá-los para atingir uma variedade de objetivos, desde fornecer conteúdo relevante até escavar em um nível estratégico. A ajuda de uma agência de marketing digital fornecendo uma pilha de crescimento personalizada para cada cliente.

A pesquisa de concorrentes online é uma das muitas tarefas que ajudam as empresas a ajustar suas estratégias de marketing digital. Idealmente, isso deve ser feito nos estágios iniciais da integração.

Se você está procurando dar os primeiros passos para criar uma pegada digital ou está correndo e apenas começando a analisar a presença online de seus concorrentes, essas 5 dicas lhe darão uma visão sólida sobre o que seus concorrentes estão fazendo.

1. Identifique os concorrentes de SEO

Um concorrente de SEO é alguém que se classifica organicamente para frases de pesquisa básicas relevantes para o seu negócio.

Na maioria dos casos, concorrentes reais e concorrentes de SEO da empresa não se alinham e cruzam setores. Digamos que você tenha uma loja de calçados igual ao Vocca e deseja classificar e atrair mais pessoas para seu site.

Quando você faz uma pesquisa no Google por “tênis”, todos os resultados na página 1 dos resultados da pesquisa são para empresas que fabricam calçados femininos . Embora essas duas indústrias sejam diferentes, os fabricantes de calçados femininos são um concorrente de SEO das lojas de calçados masculinos. 

Crie uma lista das principais frases de pesquisa relacionadas ao seu negócio, produtos e serviços. Em seguida, verifique a classificação desses termos. Se os resultados da sua pesquisa forem classificados em relação a várias frases de pesquisa, considere-as seu principal concorrente.

Você também pode inserir palavras-chave e ver quem as classifica, mas lembre-se de que o comportamento do comprador mudou drasticamente. Dito isso, a maioria das pessoas usa uma linguagem orgânica e natural ao pesquisar produtos e serviços.

2. Use ferramentas de pesquisa de seus concorrentes

Existem várias ferramentas que você pode usar para obter informações valiosas sobre seus concorrentes. Essas ferramentas analisam sites concorrentes, comparam suas classificações e algumas fornecem dados relacionados a pesquisas pagas e dicas sociais.

SEMrush é a ferramenta ideal para pesquisar o histórico de classificação orgânica de seus concorrentes e as palavras-chave e termos de pesquisa que eles classificam. SEMrush permite várias pesquisas gratuitas antes, depois você poderá pagar para desfrutar dos benefícios da plataforma. 

3. Verifique os backlinks

Depois de definir seus principais contendores de SEO, você vai querer verificar seu portfólio de backlinks. Backlinks como sapatos masculinos são úteis porque, se os links forem bons, eles ajudam a melhorar a autoridade de domínio do seu site.

No entanto, links de baixa qualidade podem ser considerados spam pelos mecanismos de pesquisa e podem resultar em classificações ruins e, em alguns casos, em penalidades do Google.

Um backlink normal deve ter a seguinte aparência: 

  • Fornecido por um site com alta autoridade de domínio;
  • Prova de confiança;
  • O sobre o conteúdo da página de destino deve estar presente;
  • Ao contrário do nofollow, existe uma tag de seguimento.

É uma boa ideia procurar domínios de referência que visam o mesmo domínio para backlinks, ao mesmo tempo que tem uma presença sólida em domínios e setores semelhantes.

4. Blog Analytics

Os blogs ainda são um componente importante de qualquer estratégia de marketing digital.Primeiro, certifique-se de que os blogs do seus concorrentes sejam fracos, sem inspiração, cheios de palavras-chave ou focados em tópicos populares da indústria que tentam atender o consumidor. 

Com as melhorias recentes na pesquisa de voz móvel e pesquisas de casa inteligente em ascensão, o conteúdo criado para resolver problemas comuns com a linguagem natural não só tem uma classificação elevada, mas também tem uma boa conversão.

Os blogs têm mais propósitos do que melhorar o SEO. Um bom conteúdo nutrirá e converterá clientes, manterá os compradores existentes engajados, aumentará o conhecimento da marca e o diferenciam de empresas semelhantes.

Descubra o que seus concorrentes estão fazendo bem em sua estratégia de blog e procure oportunidades em suas deficiências. Com o passar do tempo, você poderá dar voz aos especialistas do setor e sua visibilidade e reputação online provavelmente serão iguais.

5. Identifique os concorrentes das mídias sociais

Entender quem são seus concorrentes de mídia social é fundamental para atingir seus objetivos de crescimento com uma estratégia de marketing digital prudente. Ser ativo nas redes sociais é valioso pelos seguintes motivos:

  • Melhore o SEO criando dicas sociais valiosas em seu site;
  • Alcance facilmente seu público-alvo;
  • Dê às pessoas oportunidades de “marketing” compartilhando conteúdo;
  • Oferece a capacidade de promover a identidade e a voz de sua marca;
  • Fornece pontos de entrada para fluxos de trabalho de entrada; 
  • Direcione o tráfego para blogs e páginas de produtos.

Existem várias estratégias de growth hacking que podem ser executadas usando várias plataformas de mídia social. Eles variam de estratégias complexas envolvendo múltiplas pessoas engajadas por meio de software automatizado até estratégias de diálogo intragrupo.